Amores,
Sei que muitos de vocês tem dois grandes problemas no decorrer da dieta:
1) Controlar a fome noturna
2) Controlar a vontade de comer doces
Os dois males (que facilmente acontecem juntos...) que atrapalham a dieta estão, na maioria dos casos, relacionados à ansiedade.
A noite é geralmente o horário que estamos a toa, logo, temos mais tempo para pensar besteiras (#quem nunca?) e nos problemas da vida. Na primeira tentativa de conforto, o organismo sente uma "fome quase psicológica". Isso significa que uma boca cheia pode deixar a cabeça vazia.
Já a sensação de bem estar e relaxamento está ligada, principalmente, aos neurotransmissores serotonina e endorfina, que têm o papel de alertar às células nervosas como o organismo deve reagir nessas situações. Para o corpo, então, receber estes
neurotransmissores do bem é essencial, seja através de atividade física, sexo ou, até mesmo, pelo açúcar da comida.
Se você está igual a mim, sem namorado e as atividades físicas não estão resolvendo, o que fazer, então, para não devorar uma caixa de bombom à noite?
A primeira dica eu já tinha dito num post anterior
(veja aqui), que é não pensar em viver de dieta, para evitar o sofrimento. O processo de
emagrecimento é consequência.
A segunda dica é buscar docinhos de baixo valor calórico que não detonem sua reeducação alimentar.
Por quê não?
Uma alternativa é a combinação
fruta+canela+forno. Rodelas de abacaxi, banana e maçã ficam deliciosas e, com moderação, pode-se até fazer uso de um pouco de açúcar (preferência cristal, porque é muuuito mais saudável) ou adoçante culinário.

Outro lanchinho que não falta aqui em casa (e tem quebrado um senhor galho) são as barrinhas de cereais. Não, queridos, foi-se o tempo da aveia, banana e mel. No mercado tem várias opções com chocolate e sem aquele mesmo gosto de sempre. Sim, chocólatras, nem tudo está perdido e temos ótimas opções pra adoçar o dia. Óbvio que, pra quem gostar, o que mais tem é barrinha seca de aveia. Aqui a idéia é mostrar outras opções, sendo que estas barrinhas são, geralmente 0,50 dilmas mais caras, porém incrivelmente mais gostosas e com menos calorias.
 |
Minhas barrinhas prediletas para sobremesa: 1º lugar: Trio Light Mousse de Chocolate, 69 calorias; parece aquela casquinha do Chokito e é feita de flocos de arroz, com chocolate mais amargo e puxa-puxa de recheio. AMO! 2º lugar: Trio Light Pavê de Chocolate; 69 calorias; recheio tipo biscoito e mesmo não lembrando a deliciosa sobremesa, é muito gostosa. 3º lugar: Nutry Trufa; 80 calorias, é a que mais tem gosto de aveia seca, mas quebra o galho.. |
Se sua opção for a barrinha de cereal, eu recomendo se comprometer a beber 0,5L de água a mais. Isto porque, como as fibras funcionam como esponjas de limpeza do organismo,elas absorvem água e passam limpando o trânsito intestinal. Porém, num indivíduo desidratado, as fibras vão puxar a água do bolo fecal, deixando as fezes ressecadas e com dificuldade para evacuação.
Por último, vale lembrar que tudo é controle.
Faça escolhas inteligentes e apostas com você mesmo. Por exemplo, um dinheiro que achei no bolso de uma jaqueta que poderia ter comprado uma caixa de Especialidades Nestlé, guardei e usei após ficar 3 semanas sem o chocolate. Para recompensar, me dei de presente trufas 70% cacau da Cacau Show. Óbvio que, no final, comi muito menos chocolate, porém com muito mais qualidade e sem sabotar minha dieta.
Ah! Lembre-se que açúcar vicia de tal forma que muda até o paladar. Os grandes chefs diminuem este ingrediente nas sobremesas na tentativa de "limpar" o paladar dos fregueses e melhorar os sabores como um todo. Que tal você também tentar?
Beijos!
Ah, minhas próximas aquisições doces são as barrinhas de torta de maçã e morango com chantilly. Pra quem está na dúvida sobre qual sabor escolher, vi no Google esta caixa com 16 mini barrinhas de sabores variados. Vale a pena pra encontrar algo que te agrade.
E este post não é jabá, mas se a Trio quiser aceito doações para resenhas.