Páginas

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Roupa apertada faz mal à saúde

Olá meninos e meninas!

    Alguns dias atrás, estava lendo uma matéria sobre os risco que roupas apertadas trazem à saúde. Quando vi o título, dei uma risada, mas caiu a ficha de como é incômodo, né. E uma das coisas que me fez querer emagrecer, além da estética, claro, foi o incômodo que as calças apertadas estavam me trazendo.

    Já que estamos juntos no Desafio do Emagrecimento, nada melhor do que saber os males a que expomos nossa saúde e tomar medidas pra mudar essa situação já.

* Varizes e problemas circulatórios -  a compressão das roupas na pele dificulta o retorno sanguíneo à parte de cima do corpo. Isso significa que uma maior quantidade de sangue passa mais tempo nos membros inferiores. Por isso, ocorre aquele inchaço na barriga e nas pernas. Se as pernas inchadas são submetidas a algum choque mais forte, os vasos se rompem e podem formar varizes. Nas mulheres, as chances são ainda maiores, devido à progesterona, hormônio feminino que causa dilatação das veias. Se há casos  na família ou a mulher faz uso de anticoncepcionais, as chances de problemas se agravam. 
* Problemas respiratórios -roupas apertadas impedem a boa oxigenação dos tecidos, já que o incômodo faz com que a respiração seja mais curta. Ou seja, as trocas gasosas não são eficientes, ocorre acúmulo de gás carbônico no corpo, que acelera o envelhecimento. Além disto, o cérebro fica mal oxigenada, provocando cansaço, dificuldade de concentração e ansiedade. Está explicado porque adoramos um pijama largo nos finais de semana ou porque nas aulas de yôga pedem por roupas largar e confortáveis.
* Celulites -mesmo não causando a celulite, a roupa apertada agrava o quadro. Com o acúmulo de gordura e a circulação sanguínea prejudicada, o sangue tem maior dificuldade na passagem e retardam qualquer melhora em tratamentos ou favorecem o aumento do aspecto casca de laranja.
* Dor nas costas - roupas apertadas sobrecarregam os músculos, o que acaba restringindo movimentos e exigindo maior esforço. Esse esforço acaba sendo compensado na coluna, que dá suporte aos movimentos. Além disto, calçar que apertam muito na cintura, quadril e abdome podem causar problemas renais e dores ao urinar.

* Azia e refluxo - calças, cintas e cintos que apertem muito a barriga dificultam a digestão, já que após a alimentação o estômago enche, se dilata e recebe ácidos. A pressão das roupas pode 'empurrar' estes ácidos pra cima, causando azia, mal estar e refluxo.

* Saúde sexual - roupas apertadas dificultam a circulação de ar na região genital, o que propicia o desenvolvimento de fundos e bactérias. Com as temperaturas altas, microorganismos oportunistas como a Candida (fundo causador da candidíase) podem se proliferar, provocando coceiras, corrimento e mal cheiro. Nos homem, pode afetar a quantidade e a qualidade dos espermatozóides, além de dor nos testículos.

E aí? Mais um motivo pra eliminar os quilinhos extras, né!
Gostaram?

Beijos

DANI

Adaptado de www.minhavida.com.br

Um comentário:

  1. roupa apertado é o o´do borogodó!! Deus me livre!!

    realmente é um ótimo motivo pra emagrecer!!rss

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco sua opinião!