Páginas

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Fome noturna: Como faz?



Queridos!

O post hoje é um relato e, claro, uma proposta de troca com vocês.

    Em setembro passado comecei minha RA (reeducação alimentar) e adotei, desde então, uma rotina mais saudável. Como menos carboidratos, priorizo os integrais, evito refrigerantes e frituras, me exercito e estou aprendendo a relaxar e me cobrar menos, viver mais feliz!
    Mais do que emagrecer (14kg!), sinto que a mudança foi de dentro pra fora, uma vontade que há muito não tinha de buscar, com afinco, um objetivo e perdurar!

    Superada as maiores dificuldades, ainda tem uma coisa que me incomoda, e muito: a FOME NOTURNA.

    A fome noturna é considerada uma síndrome, que necessita de tratamento médico e psicológico. É caracterizada  pela ingestão de 50% do consumo diário da alimentação no período noturno, após as 19h. Acredita-se que a síndrome afeta 1,5% da população em geral e 8% dos obesos.

    Se, de fato, eu sofro da síndrome, eu não sei, pois não consultei um médico. Mas minha gula se manifesta ao cair da noite, que é quando o ritmo de trabalho desacelera e tenho mais tempo pra relaxar. O que, neste caso, muitas vezes é interpretado como fome (ou vontade de comer...) no meu organismo.
    Em períodos de maior tensão, confesso, já bati 2, sim DOIS, pacotes de miojo de madrugada. Hoje me controlo e não saio da cama para comer. Mas é o Sol se por que bate aquela vontade do lanche da tarde. Lanche não, refeição, porque, fazendo as contas, quando não me controlo, o lanche das 17, 18h é minha refeição mais calórica. E, na maior parte das vezes, eu levanto da mesa forçada, porque, na real, a vontade era comer beeem mais. E ainda tem o jantar...

    Claro que as consequências da fome noturna para o organismo são terríveis! O primeiro efeito é a insônia, levando a distúrbios em cascata, como fadiga, sonolência, dores de cabeça, irritabilidade, descontrole emocional, perda de atenção e concentração. O outro é o ganho de peso e consequências associadas, como hipertensão, diabetes e aumento do colesterol.

    Já li que, na tentativa de diminuir os sintomas, o correto seria investir em pequenos lanches, bem leves, como chás e torradas. Porém, também já vi a indicação de uma refeição bem leve, como salada, uma proteína magra, um carboidrato integral (que dá sensação de saciedade por mais tempo) e uma fruta.

    Ou seja, pra saciar a fome noturna há uma grande discordância entre os alimentos sugeridos.               

 E é sobre isso que eu gostaria da opinião de vocês. Alguém tem fome noturna? Já achou a solução?
Ah.. lembrando que eu tomo fluoxetina (e já troquei o horário para o fim da tarde, na tentativa de minimizar a ânsia) e não tem efeito nenhum na minha fome.

    Será que é uma síndrome ou só um hábito que eu terei que ter maior esforço pra abandonar?


Gente, conto com a opinião e as puxadas de orelhas de vocês! Sei que tem muitas leitoras passando pela mesma situação e tenho leitoras super saudáveis. Então, todo conselho será mais do que bem vindo!


Beijos com desespero

DANI

8 comentários:

  1. 17, 18 horas é a hora que eu mais tenho fome... e acaba sendo minha refeição mais calórica também. O que eu faço é ingerir uma fonte de carboidrato integral - tipo um pão multi-grãos caseiro, que eu realmente sei que ingredientes usei pra fazer - e um queijo branco, pra pelo menos garantir que a digestão e a liberação de energia vai ser lenta e assim não vou estar morrendo de fome de novo lá pelas 21.

    oblogdafenixx.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Dani, realmente é complicado né?
    Eu só como carboidrato integral até às 19:00hs! A minha ceia é o suplemento Caseína (Proteína do Leite), que possui digestão lenta e sacia minha fome a noite inteira haha!
    Minha dieta tá rigorosa e eu também sentia muita fome à noite, foi então, que minha nutri me indicou essa proteína.
    Bjokas milll!!!

    ResponderExcluir
  3. Dani, essa é uma situação muito complicada mesma. Já tive orientações pra não manter alimentos calóricos em casa, apenas alimentos leves.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Eu penso que deve ser um hábito. E no meu caso quando sinto fome fora de hora como uma maça ou tomo um iogurte.Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu aprendi a comi pouco e devagar, é uma dica que vale a pena. De que adiantar encher o prato né? Mastigar bem, esse é o segredo. E claro o hábito de comer muita fruta e verdura e na janta evitar comidas pesadas, substituir por sopas, verduras e saladas. E a dica mais valiosa é tomar muita água.

    ResponderExcluir
  6. OLHA, SEMPRE TIVE FOME NOTURNA, NA FAIXA DOS 20, AS VEZES EU LEVANTAVA E ABRIA A GELADEIRA PRA COMER, MAS AGORA QUE FIZ 30 NÃO MESMO. SEI QUE FAZ MAL SIM, NADA COMO LANCINHOS LEVES A NOITE ANTES DE DORMIR

    BJOO

    ResponderExcluir
  7. Eu sou dessas que ataca a geladeira a noite,rsrsrs!!!

    ResponderExcluir
  8. Precisando me controlar pois faço isso sempre!!!

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco sua opinião!