Páginas

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Sobremesas X Dieta


    Amores,

    Sei que muitos de vocês tem dois grandes problemas no decorrer da dieta:
1) Controlar a fome noturna
2) Controlar a vontade de comer doces
    Os dois males (que facilmente acontecem juntos...) que atrapalham a dieta estão, na maioria dos casos, relacionados à ansiedade.

    A noite é geralmente o horário que estamos a toa, logo, temos mais tempo para pensar besteiras (#quem nunca?) e nos problemas da vida. Na primeira tentativa de conforto, o organismo sente uma "fome quase psicológica". Isso significa que uma boca cheia pode deixar a cabeça vazia.

    Já a sensação de bem estar e relaxamento está ligada, principalmente, aos neurotransmissores serotonina e endorfina, que têm o papel de alertar às células nervosas como o organismo deve reagir nessas situações. Para o corpo, então, receber estes neurotransmissores do bem é essencial, seja através de atividade física, sexo ou, até mesmo, pelo açúcar da comida.
    Se você está igual a mim, sem namorado e as atividades físicas não estão resolvendo, o que fazer, então, para não devorar uma caixa de bombom à noite?

    A primeira dica eu já tinha dito num post anterior (veja aqui), que é não pensar em viver de dieta, para evitar o sofrimento. O processo de emagrecimento é consequência.

    A segunda dica é buscar docinhos de baixo valor calórico que não detonem sua reeducação alimentar.  Por quê não?
    Uma alternativa é a combinação  fruta+canela+forno. Rodelas de abacaxi, banana e maçã ficam deliciosas e, com moderação, pode-se até fazer uso de um pouco de açúcar (preferência cristal, porque é muuuito mais saudável) ou adoçante culinário.
             
    Outro lanchinho que não falta aqui em casa (e tem quebrado um senhor galho) são as barrinhas de cereais. Não, queridos, foi-se o tempo da aveia, banana e mel. No mercado tem várias opções com chocolate e sem aquele mesmo gosto de sempre. Sim, chocólatras, nem tudo está perdido e temos ótimas opções pra adoçar o dia. Óbvio que, pra quem gostar, o que mais tem é barrinha seca de aveia. Aqui a idéia é mostrar outras opções, sendo que estas barrinhas são, geralmente 0,50 dilmas mais caras, porém incrivelmente mais gostosas e com menos calorias.

Minhas barrinhas prediletas para sobremesa: 1º lugar: Trio Light Mousse de Chocolate, 69 calorias; parece aquela casquinha do Chokito e é feita de flocos de arroz, com chocolate mais amargo e puxa-puxa de recheio. AMO! 2º lugar: Trio Light Pavê de Chocolate; 69 calorias; recheio tipo biscoito e mesmo não lembrando a deliciosa sobremesa, é muito gostosa. 3º lugar: Nutry Trufa; 80 calorias, é a que mais tem gosto de aveia seca, mas quebra o galho..

    Se sua opção for a barrinha de cereal, eu recomendo se comprometer a beber 0,5L de água a mais. Isto porque, como as fibras funcionam como esponjas de limpeza do organismo,elas absorvem água e passam limpando o trânsito intestinal. Porém, num indivíduo desidratado, as fibras vão puxar a água do bolo fecal, deixando as fezes ressecadas e com dificuldade para evacuação.

    Por último, vale lembrar que tudo é controle. Faça escolhas inteligentes e apostas com você mesmo. Por exemplo, um dinheiro que achei no bolso de uma jaqueta que poderia ter comprado uma caixa de Especialidades Nestlé, guardei e usei após ficar 3 semanas sem o chocolate. Para recompensar, me dei de presente trufas 70% cacau da Cacau Show. Óbvio que, no final, comi muito menos chocolate, porém com muito mais qualidade e sem sabotar minha dieta.

    Ah! Lembre-se que açúcar vicia de tal forma que muda até o paladar. Os grandes chefs diminuem este ingrediente nas sobremesas na tentativa de "limpar" o paladar dos fregueses e melhorar os sabores como um todo. Que tal você também tentar?

Beijos!

Ah, minhas próximas aquisições doces são as barrinhas de torta de maçã e morango com chantilly. Pra quem está na dúvida sobre qual sabor escolher, vi no Google esta caixa com 16 mini barrinhas de sabores variados. Vale a pena pra encontrar algo que te agrade.
E este post não é jabá, mas se a Trio quiser aceito doações para resenhas.




7 comentários:

  1. Dani, você já leu essa matéria sobre Fome Noturna? http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/15463-entenda-e-trate-a-sindrome-da-fome-noturna?utm_source=news_mv&utm_medium=alimentacao&utm_campaign=4044579

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, sou uma grande pesquisadora da fome noturna e tenho conseguido cntrolar bem. hahaha
      Como boa gordinha, assino o boletim e já tinha lido essa matéria sim. Além de cultivar bons hábitos, tomo um ansiolítico básico, que serve pra zilhões de coisas numa pessoa hiper ansiosa como eu. mas nada como bons hábitos de saúde.

      beijão e obrigada pela dica do post

      Excluir
  2. Oi dani amei seu post... sou eu de la do CD hihihihi...
    essas barrinhas da trio são muito boas, minhas preferidas são essas duas ultimas, macias e bem docinhas...
    Eu gosto tb de fazer geleia diet com morango ou banana e adoçante culinário... as vezes uso açucar light, qdo da vontade como uma colherada só a geleia ou acompanhada de queijo branco light... beijos lindona...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em casa sempre tem geléia Queensberry.. Cada colher tem menos de 20calorias... Não falta porque meu pai é diabético e já usei como sobremesa também.

      Experimentei a barrinha de torta de morango e parece um chocolate branco com caramelo. Delícia tb, mas como prefiro sabores mais amargos, não troco a minha de Mousse de chocolate por nada neste mundo...rs

      Obrogada pela visita, Gi, e volte sempre :)

      Excluir
  3. Eu gostei de todas essas barrinhas da Trio... são ótimas mas como não sou muito fã de barrinha de cereal como duas no mês... é bom pra quem gosta muito de doce. Eu gosto muito dos doces da marca Flormel são maravilhosos e no site dá pra comprar a caixa. Eu ganhei uma cesta com itens da Flormel num concurso do dia das mães e ainda tenho produtos aqui em casa.

    Beijins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu também não gosto de barrinha, Dani, e só compro essas porque não em lmebram em nada aquele troço seco de aveia...
      Vou procurar esses docinhos flormel por aqui e ver o que tem de bacana!

      Obrigada pela dica, amiga.. bjao

      Excluir
  4. Vou fazer essas frutas, amei a ideia!!!

    Beijinhos, beijinhos!
    Tamiris Bockmann!

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco sua opinião!