Páginas

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Acelerando o metabolismo

Oi povo lindo!

    Como já falei aqui no blog, estou no projeto ADEUS GORDURINHAS, QUERO FICAR FININHA. E uma das primeiras providências é dar aqueeeela acelerada no metabolismo.

    Minhas reclamações sobre este assunto envolvem quase que a totalidade das mulheres acima do peso: tenho vida corrida, meu intestino é preso, sou ansiosa e meu metabolismo é uma tartaruga.

    Obviamente, coisas como tempo, ansiedade e stress, só eu mesma posso resolver, querer mudar, me organizar e, se for preciso, procurar ajuda. Mas o metabolismo lento e o intestino preguiçoso andam juntos. E isso traz consequências terríveis, como sobrepeso, cansaço, indisposição e até mesmo outros problemas de saúde.

    Hoje quero dar 10 dicas pra acelerar o metabolismo, ter uma vida mais leve e, consequentemente, dar um up no trânsito intestinal, evitando a retenção de líquidos e ajudando a perder uns quilinhos em excesso (por que não?!)

1- O dia deve sempre começar após uma boa noite de sono. Algumas pessoas precisam dormir 6 horas, outras 9. Isso varia de organismo pra organismo. O importante é levantar bem disposto, o que é reflexo da metabolização de hormônios durante o sono, como o hormônio de crescimento, que auxilia na constituição dos músculos. Além disto, a falta de sono interfere na metabolização dos carboidratos, primeira e principal fonte de energia para o organismo.

2- Evite alimentos processados e ricos em gorduras ruins. Alimentos processados são de fácil digestão e, geralmente, muito calóricos. Isso dá um pico na taxa de glicemia, o que gera fome mais rápido após seu consumo, e a digestão rápida deixa o organismo preguiçoso. As gorduras, além de causar problemas cardíacos e circulatórios, ficam acumuladas na região abdominal, podendo favorecer o aparecimento de outras doenças. Alimentos industrializados como biscoitos, salgadinhos e sorvetes são verdadeiras bombas desaceleradoras do metabolismo.

3- Invista nas fibras. Estas danadinhas são as maiores aliadas da dieta para acelerar o metabolismo . A mastigação é mais complexa, o que já gera um maior gasto de energia inicial. Além disto, não são totalmente digeridas pelo organismo, passando no intestino como uma vassoura, varrendo qualquer sujeirinha que fica pra trás. Mas lembre-se: para funcionar, fibras devem ser sempre combinadas com muita água. Isto porque, quando hidratadas, deixam o bolo fecal mais fácil de transitar e levam consigo maior quantidade de gorduras, evitando absorção e armazenamento na forma dos indesejáveis pneuzinhos. 

4- Conte com o auxílio dos alimentos termogênicos. Alimentos como chá verde, pimenta e gengibres são de difícil digestão, o que obrigam maior gasto energético durante sua digestão. Isso aumenta o gasto calórico e acelera o metabolismo. Mas chás cheios de açúcar e mel não contam, viu. Use adoçante e abuse das combinações com sucos naturais. Experimento suco de abacaxi com hortelã e gengibre ou limão com chá verde. Delícia e super refrescante, além de fonte de sais minerais e vitaminas.

5- Evite bebidas alcoólicas. Além de serem pobres nutricionalmente, o álcool também eleva o índice glicêmico, desidrata e, em excesso, causa ressaca, que prejudica o funcionamento do organismo como um todo.

6- Não fique horas sem comer. Quando ficamos horas sem comer, nosso corpo entende que a alimentação é racionada. Isso faz com que tudo que seja ingerido fique acumulado como reserva de combustível. Por não saber quanto tempo ficará em inanição, o corpo desacelera o metabolismo, na tentativa de minimizar gastos energéticos. O fornecimento contínuo de alimentos em porções pequenas faz com que o corpo trabalhe todo tempo, não acumulando energia na forma de gordura.

 7- Faça exercícios físicos. Corpo em movimento significa gasto de calorias.  E vale lembrar que após atividades, principalmente as aeróbicas como caminhadas, corrida, danças, lutas etc, o corpo continua gastando energia. Além disto, libera substâncias como a endorfina, que causa relaxamento, diminui o stress e a depressão, além de fortalecer o sistema imunológico. E não tem desculpa pra ficar parado. Pequenas mudanças como voltar do trabalho a pé, utilizar escadas em vez de elevador e até pular corda em casa ou levar o cachorro pra passear já dão aquele up no metabolismo.

8- Beba muita água. Um corpo hidratado trabalha de forma eficiente, evitando aquela sensação de organismo lento e peso, principalmente após as refeições. Além disto, libera substâncias tóxicas, faz bem pra pele, cabelos e elimina radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento, Ou seja, água é só saúde. 

9- Evite energéticos. Muitos acreditam que bebidas ricas em cafeína e guaraná aceleram o metabolismo, deixando o indivíduo mais disposto, principalmente para atividades físicas. Porém, os efeitos colaterais podem ir desde um pequeno aumento na frequência cardíaca até o aparecimento de arritmias. Além disto, é rico em sódio, que retém líquidos, e calorias (um copo americano tem 110calorias...), devendo ser evitado por pessoas com predisposição ou já diabéticas, com problemas renais e hipertensas. Ah... E muitos acreditam que os efeitos são mais psicológicos e nem foram comprovados.

10- Faça um check-up regularmente. Muitas vezes, mais do que a falta de bons hábitos, nosso corpo pode estar sofrendo com distúrbios hormonais, como de tireoide ou de hormônios sexuais. Nestes casos, somente um endocrinologista está apto a receitar um tratamento e até mesmo dieta. E cuidar da saúde é um investimento que vale a pena!

    É isso, meu povo! Dicas simples e fáceis pra acelerar o metabolismo, ter mais saúde e queimar os pneuzinhos.

Gostaram? Tem alguma dica pra compartilhar? O espaço também é de vocês!

Beijão
DANI

Fontes: www.minhavida.com.br; www.revistavivasaude,uol.com.br

13 comentários:

  1. Saúde é muito importante!!! Sempre é bom se cuidar!!

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte no seu projeto! Eu tenho um parecido no meu blog, na TAG "Mais saudável, mais magra" - se quiser dar uma olhada, de repente tem alguma coisa que vc possa aproveitar. Estou finalizando um post de exercícios para quem não tem quase nenhum tempo livre.

    oblogdafenixx.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tô precisando perder vários quilos e vou seguir estas regras para ajudar :)
    Brigadinha por estas dicas preciosas!!

    Beijoooo ♥ ♥
    Unhas em Destaque

    ResponderExcluir
  4. Também estou nesse projeito.
    O importante é ter muuita força de vontade, que com certeza os resultados aparecem!

    ResponderExcluir
  5. A saúde é muito importante não podemos deixar ela de lado e comer coisas que fazem mal, ótimas dicas.

    ResponderExcluir
  6. muito legal o post!!! já anotei algumas coisas e vou seguir as dicas ;)
    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Saúde sempre em primeiro lugar, vou seguir suas dicas, obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom Dani!
    Uma dica: Incluir o FARELO de aveia e o FARELO (ou fibra) de trigo no café da manhã como sugere a dieta Dukan, é um ótimo auxilio pro intestino, sou prova disso e já se foram 2kg embora :)

    ResponderExcluir
  9. Muito bom Dani!
    Uma dica: Incluir o FARELO de aveia e o FARELO (ou fibra) de trigo no café da manhã como sugere a dieta Dukan, é um ótimo auxilio pro intestino, sou prova disso e já se foram 2kg embora :)

    ResponderExcluir
  10. Excelente post, Dani! As dicas são ótimas!
    Tenho o metabolismo muito lento e tomo chá de gengibre que é termogênico e ajuda a acelerar o metabolismo, mas acho que deve ser evitado por quem tem pressão alta.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Vou seguir suas dicas. >< Parabéns pelo post <3

    ResponderExcluir
  12. ameeei as dicas!
    boas noites de sono são dificil para mim. Sempre durmo tarde, não consigo dormir cedo de jeito nenhum... e no dia seguinte sempre tenho que levantar cedo!
    Há um tempo acrescentei mais fibra a minha alimentação e é incrivel a diferença que faz no corpo!

    ResponderExcluir
  13. Agora estou bebendo muitaaa agua rsrs ! Estou começando uma dietaaa !

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco sua opinião!