Páginas

segunda-feira, 10 de março de 2014

Quanto devo comer para emagrecer?

Oi lindezas!

    Voltei com forças na dieta (apesar de ter festinhas essa final de semana) e já coloquei todas minhas resoluções para alcançar meus objetivos anotadas num papel.

    Muitas vezes, mais do que o comprometimento de controlar a alimentação e fazer exercícios, é preciso colocar a cabeça em ordem. Isso ajuda a entender o próprio corpo, diminui a ansiedade e as chances de auto-sabotagem, além de dar forças para persistir perante falhas.

    Então, nas próximas segundas (que é  o dia da saúde aqui no blog), vamos dar dicas simples pra fazer com que a saúde mental e psicológica ajude a manter o corpo são.

    A primeira dica é uma tentativa de responder à pergunta: Quanto devo comer para emagrecer?
    Teoricamente, a resposta é muito simples: VOCÊ DEVE COMER MENOS CALORIAS DO QUE VOCÊ GASTA PARA QUE SUAS RESERVAS (OU SEJA, AS GORDURAS) SEJAM QUEIMADAS E VIREM ENERGIA.

    Mas, quanto seria isso?

    O nosso corpo precisa de um mínimo de calorias para manter as funções vitais, ou seja, nosso metabolismo basal (respiração, coração, bombeamento de sangue etc).
Tudo que você ingere além destas calorias é usada para outras atividades (por exemplo, sair pra bater pernas no shopping).
O problema é que o excesso de energia NUNCA é jogado fora, mas armazenado como gordurinhas.

    Teoricamente, se é feita a ingestão das calorias mínimas, o corpo se mantém forte e ativo e todo o resto de energia é tirado dos adipócitos (células de gordura), ocorrendo o emagrecimento.

    Mas aí você está se descabelando e perguntando: COMO CÁLCULO ESSE MÍNIMO DE CALORIAS?

   Simples! Tem fórmula matemática, que é diferente para homens e mulheres, levando em conta idade, altura e peso. Segue abaixo:

  • Cálculo para Homens: MB = 66 + [(13,7 x Peso(kg)) + ( 5 x Altura(cm)) - (6,8 x Idade(anos))]
  • Cálculo para Mulheres: MB = 655 + [(9,6 x Peso(kg)) + (1,8 x Altura(cm)) - (4,7 x Idade(anos))]

    Essa taxa mínima de calorias varia de acordo com a intensidade de exercícios físicos que se faz normalmente.
    Achei uma calculadora online que calcula essa quantidade de calorias levando em conta o tanto que o corpo fica em movimento. CLICA AQUI e faça suas contas.

    Faça seus cálculo e utilize ferramentas online ou apps de celular (tem dicas neste post) para ajudar a contar calorias e não extrapolar na dieta.
    Certeza que quando vocês verem os resultados, vão se empolgar e ver que dá até pra comer um brigadeiro ou tomar um choppinho vez ou outra!

* Mente sã, corpo são

E aí? Curtiram o post? O que acham dessa ideia de cálculo de matabolismo basal?
Comentem!

beijos

DANI

10 comentários:

  1. Determinação é tudo! Parabéns você vai conseguir!

    ResponderExcluir
  2. O importante é manter o foco e jacar de vez em quando sim ,desistir jamais!!!

    ResponderExcluir
  3. bem que eu queria tentar, gosto de tudo que engorda, massas, doces

    ResponderExcluir
  4. Amei o post, Dani! Já fiz o cálculo do metabolismo basal... Acho muito interessante!...
    Também estou focada no meu objetivo.
    Bjs e boa sorte pra nós!!!

    ResponderExcluir
  5. O importante é decidir e conseguir o objetivo e nunca desistir.

    ResponderExcluir
  6. Muito bem feito esse post, adorei. Mas minha genetica nao me deixa engordar de jeito nenhum =/ E se eu engordo é no maximo uns 2 kilos. Tanto que meço 1,70 e tenho só 43 kilos. E olha que eu como bastante haha

    ResponderExcluir
  7. Pode ser difícil mas se quiser mesmo consegue! Bijokas!

    ResponderExcluir
  8. E eu aqui querendo engordar :( Mas é dificil. Mas a gente nunca desiste né? beijos.
    Boa sorte. :D

    ResponderExcluir
  9. Oi, nossa que post super legal, eu não tenho problemas para emagrecer, mas meu irmão irá adorar as dicas. Eu ao invés de querer emagrecer, eu quero engordar.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco sua opinião!