Páginas

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Alimentos integrais X Calorias




Olá queridos!

    Como a maioria de vocês já sabem, estou agarrada na duplinha reeducação alimentar e exercícios. Que atividade física é fundamental, nem preciso dizer. Mas e a alimentação? Emagrecer significa parar de comer?

   Não existe dieta milagrosa que faz emagrecer vários quilos num curto período de tempo e nunca mais voltar a engordar. Todos conhecemos alguém que sofre do efeito sanfona (eu, por exemplo). Então, como sempre digo, eliminar os quilos em excesso é mais do que emagrecer o corpo, é preciso emagrecer a cabeça e deixá-la consciente. Ou seja, aprender a fazer escolhas alimentares inteligentes.

    Uma das trocas mais recomendadas é a de carboidratos brancos por integrais. Pães, macarrão, biscoitos e até o arroz integral são super saudáveis, fontes de fibras e evitam picos de glicose no sangue (consumo ideal para diabéticos). Além disto, causam grande sensação de saciedade, já que, como são pouco processados, demoram mais tempo a serem digeridos.

    O que poucos sabem é que estes alimentos são,geralmente, mais calóricos do que os convencionais. Então, por que são usados na dieta?

   Mesmo com o alto valor calórico, energia é fundamental e deve ser sempre ingerida. Lembrem-se que os carboidratos são a base da pirâmide alimentar. Porém, a energia deve ser de qualidade. Por isso, tenha sempre em mente que quanto  MAIS FIBRAS, MAIS SACIEDADE, MELHOR FUNCIONAMENTO DO INTESTINO.

   Ou seja, para as fibras não fermentarem e estufarem a barriga com gases incômodos, é preciso beber muuuuita água durante todo o dia. Assim, as fibras ficam bem inchadas e assumem o papel de "vassoura" no intestino, varrendo tudo aquilo que não é útil e mantendo saudável o trânsito intestinal. Com isto, o nível de colesterol diminui e um intestino regular e saudável evita alguns tipos de cânceres de cólon e reto.

    Como todo esse processo é lento, o tempo de saciedade é maior. Isto significa que você deve continuar comendo em pequenos intervalos (de 3 em 3 horas), porém sua fome será menor. Coloque isso na sua cabeça. O trabalho de ingerir menos comida também deve ser psicológico. Pense em comer pequenas porções em curto intervalo de tempo, mantendo o metabolismo sempre ativo. E não se esqueçam que hidratação é fundamental!


Beijos e vamos nos cuidar!

DANI


2 comentários:

  1. Gosto muito de pão e faz algum tempo que troquei o branco pelo integral. E eles são uma delícia, tem uma variedade enorme. Acho que o pão integral, assim como arroz e massas integrais não deixam nada a desejar, são tão gostosos quanto os de farinha branca e muito saudáveis! Claro que temos que maneirar na quantidade, moderação é a palavra sempre, pra tudo!

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que existe uma variedade enorme de pães. A linha mais nova da Seven Boys é divina, com castanha, nozes, quinoa... Acho deliciosa.
      Obvio que tem dias que quero um paozinho francês quentinho, mas, no cotidiano, prefiro os integrais.
      Amo macarrão integral e já tem mt tempo que não como a massa branca. E o arroz, se fizer com bastante alho e cozinhar um pouco a mais, fica delicioso, muito melhor que o tradicional!

      Beijos Isabel!

      Excluir

Compartilhe conosco sua opinião!